quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Uma só carne

O termo “uma carne” vem da descrição de Gênesis da criação de Eva: “Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam” (Gênesis 2:21-25).
O termo “uma carne” significa que assim como o nosso corpo é inteiro e não pode ser dividido em pedaços e ainda ser um inteiro, assim também Deus estabeleceu o relacionamento matrimonial. Não há mais duas entidades (dois indivíduos), mas agora há apenas uma entidade (um casal). Essa nova união tem várias características.
Quanto à duração da união, Jesus diz que Deus criou o casamento para que o casal permanecesse juntos até que a morte os separassem (Mateus 19:6). Quando divórcio acontece contrário ao plano de Deus, você não tem dois “inteiros”, mas sim duas metades que foram separadas bruscamente uma da outra. Quanto a ligações emocionais, a nova unidade é mais importante do que todos os relacionamentos prévios e futuros (Gênesis 2:24ª). Algumas pessoas, mesmo depois de casados, dão mais atenção ao seu relacionamento com seus pais do que ao seu cônjuge. Essa é uma receita para desastre em um casamento e é uma distorção da intenção original de Deus de “deixar e unir”. Um problema semelhante pode desenvolver quando o marido ou a esposa começa a se aproximar de um filho/a com a intenção de que ele/a cuide de suas necessidades emocionais, ao invés de depender de seu cônjuge.
Emocionalmente, espiritualmente, intelectualmente, financeiramente e de toda outra forma, o casal deve se tornar um. Assim como uma parte do corpo cuida das outras partes (o estômago digere comida para o corpo, o cérebro dirige o corpo para o bem do corpo inteiro, as mãos trabalham a favor do corpo, etc.), assim também cada parceiro do casamento deve mostrar carinho e cuidado um pelo outro. Cada um não deve ver dinheiro ganho como “meu” dinheiro, mas sim como “nosso” dinheiro. Efésios 5:22-23 e Provérbios 31:10-31 demonstram esse princípio de “unidade” colocado em prática para o marido e sua esposa respectivamente.
Fisicamente: Eles se tornam uma só carne e o resultado de ser uma só carne pode ser encontrado nos filhos que essa união produz; esses filhos agora contêm informação genética como resultado dessa união. E até mesmo no aspecto sexual desse relacionamento, eles não devem considerar seus corpos como pertencentes a si mesmo, mas ao seu cônjuge (1 Coríntios 7:3-5). Eles também não devem se focalizar em seu próprio prazer, mas em dar prazer ao seu cônjuge.
Essa união e a busca do que é melhor para o outro não é uma coisa automática, principalmente depois da queda da humanidade em pecado. O homem, em Gênesis 2:24, é ordenado a “unir-se” a sua esposa. Essa palavra representa duas idéias. Uma é a de ser “colado” em sua esposa, um retrato de quão estreito o relacionamento matrimonial deve ser. O outro aspecto é o de “perseguir/conquistar sua esposa persistentemente”. Essa idéia de “perseguir” deve ir além do namoro que leva ao casamento e deve continuar por todo o casamento. A tendência da carne é a de fazer o que “me faz sentir bem”, ao invés de considerar o que vai beneficiar seu cônjuge. Esse tipo de egoísmo é um problema comum que surge no casamento quando a “lua-de-mel acaba”.
Por mais legal que seja viver juntos cuidando das necessidades um do outro, Deus tem um propósito mais importante para o casamento. Assim como eles estavam servindo a Cristo com suas vidas antes do casamento (Romanos 12:1-2), agora devem servir a Cristo juntos como uma unidade e criar seus filhos para servir a Deus (1 Coríntios 7:29-34; Malaquias 2:15; Efésios 6:4). Priscila e Áquila, em Atos 18, são um bom exemplo disso. À medida que um casal almeja a servir ao Senhor juntos, o gozo que o Espírito dá vai encher o seu casamento (Gálatas 5:22-23). No jardim do Éden, três pessoas estavam presentes (Adão, Eva e Deus) e gozo fazia parte desse relacionamento. Portanto, quando Deus está no centro do casamento nos dias de hoje, também vai haver gozo. Sem Deus, uma união duradoura não é possível.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Descanso

 
Esses dias no meu trabalho comecei a refletir a respeito dessa palavra "descanso" que infelizmente é muito mal interpretada por muitos. Muitos legalistas tentam manipular as pessoas com filosofias humanas, pensamentos mesquinhos, e heresias destruidoras.
Pessoas que se acham capazes de chegar a Deus pelos seus próprios esforços, como se a salvação dependesse de algum esforço humano, hipócritas, será que a Bíblia não é clara o suficiente pra entendermos que a salvação não vem de nós? Mas que ela é um dom gratuito de Deus para todos aqueles que crêem em Jesus Cristo como o Único e Suficiente Salvador das nossas almas?
Homens ignorantes, que acreditam serem merecedores de alguma coisa, acham que podem se tornar "bonzinhos" aos olhos de Deus pelos seus rituais, sacríficios e doutrinas. Homens que pegam a verdade de Deus e a transformam em mentiras para satisfazerem seus próprios desejos e vontades, deixam as pessoas alienadas, tomadas de um orgulho religioso que é uma vergonha, que Deus nos salve amados dessas prisões, fortalezas, julgo, ao qual esses fariseus tem submetido o povo.

Quanto ao descanso de Deus amados, fica óbvio, que o significado dessa palavra para nosso Pai celestial não se resume ao descanso do trabalho "físico" das pessoas. Você deve estar perguntando, como assim?

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gênesis 2:2

PRIMEIRO: Deus é Espírito, então com certeza o descanso ao qual o escritor de Gênesis se referiu não pode ser físico, pois se Deus é Espírito logo presumimos que Ele não se cansa nem muito menos se fadiga!

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.Gênesis 1:31

SEGUNDO: Tudo que Deus criava Ele dizia que era bom, e por final diz que tudo era muito bom! Imagine agora você, um pai, ou uma mãe de família, que tem seus filhos os quais você criou com tanto amor, carinho, aqueles filhos que você tanto sonhou mesmo antes de serem concebidos, então, e com o passar do tempo você vê os mesmos conquistando seus objetivos, comprando sua casa própria, terminando a faculdade...você fica transbordando de alegria, afinal conseguiu! Você realizou o desejo do seu coração, aí você olha a vida deles feliz da vida, agradece a Deus e pensa...agora posso descansar!!!
Agora eu te pergunto esse descanso ao qual você está se referindo é um descanso "físico" ou "espiritual" lembrando que esse descanso se refere a uma paz de espírito, uma tranquilidade, uma certeza de ter feito aquilo "que é bom".

TERCEIRO: A Bíblia é tão perfeita e rica em sabedoria, pois é uma sabedoria que vem de Deus, que nela estão todos as respostas sobre nossas dúvidas!  Uma dessas respostas podemos ver no livro de Isaías, a respeito do descanso de Deus, e seu verdadeiro significado:

"Para que me oferecem tantos sacrifícios? ", pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!
Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios?
Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade.
Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais!
Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!
Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,
aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva.
"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra;
Isaías 1:11-19
 
Acho que nessa passagem fica muito claro qual é o verdadeiro descanso de Deus, FAÇA AQUILO QUE É BOM E AGRADÁVEL A DEUS OU SEJA AME ELE ACIMA DE TODAS AS COISAS E AME O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO. Deus não está preocupado com sacrifícios, SÁBADOS, liturgia, terno, gravata, saia comprida, cabelo comprido, regras...ele quer AMOR,  esse é verdadeiro descanso de Deus. Você pode ser imperfeito, ter suas fraquezas, mas ame, pois o amor é a chave, pois foi através dele que nós fomos perdoados!
 
QUARTO: Aí você me pergunta, mas então porque Deus mandou Moisés dizer ao povo que não trabalhasse, não fizesse nenhum esforço físico no dia do descanso? Ora pense comigo! Deus é eterno, Ele nos conhece melhor do que nós mesmos, você realmente acredita que se Deus não estipulasse aquelas Leis ao povo de Israel eles se voltariam para o Senhor? Se reuniriam para buscar a face do Senhor Todo Poderoso? Não se esqueça que estamos falando do mesmo povo que Moisés ao virar sua costa pra subir no monte Sinai,começaram a adorar um bezerro de ouro e caíram em todo tipo de imoralidade. E se acompanharmos na Bíblia veremos que mesmo Deus instituindo os seus MANDAMENTOS o povo continuava sendo de dura servis, pois não entendiam, e nunca entenderam o verdadeiro significado do descanso do SENHOR!
Deus nos deu o descanso amados, no sentido de pensarmos naquilo que é bom, buscarmos a face do nosso Pai Celestial, fazermos o bem ao próximo!
 
QUINTO: JESUS CRISTO deixou tão claro o significado do sábado (descanso) para os judeus, que completamente cegos não conseguiram entender, pois estavam presos ao legalismo religioso, o mesmo que vemos hoje dentro de muitos templos por aí. Jesus deixou claro que o descanso de Seu Pai era fazer o bem ao próximo, curar, evangelizar, salvar...
 
Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus.
Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta.
Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.
De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.
Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.
Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? "
Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".
Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".
Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado,
e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: "Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca".
Mas ele respondeu: "O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ".
Então lhe perguntaram: "Quem é esse homem que lhe mandar pegar a maca e andar? "
O homem que fora curado não tinha idéia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão.
Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça".
O homem foi contar aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado.
Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado.
João 5:1-16
 
SEXTO: Os fariseus deixaram de desfrutar da plenitude do amor de Deus porque não conseguiam entender esse amor, estavam cegos, pois buscavam por seus próprios meios chegar até Deus, mas era algo totalmente vazio, pois não era sincero, não vinha de dentro, não passava de algo mecânico, teatro, pessoas tentando se justificar ao invés de reconhecerem que eram miseráveis e que precisavam, necessitavam da misericórida de Deus. Precisavam reconhecer que jamais alcançariam Deus pelos seus meios. É triste pensar que o ÚNICO que poderia levá-los até Deus estava entre eles, mas eles não o reconheceram!!!
 
Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".
João 5:17
 
SÉTIMO: E para finalizar esse versículo chave que não é compreendido até hoje por muitos. Deus que não é homem, através dessa frase maravilhosa dita através de Seu FILHO JESUS CRISTO nos deixa claro o significado do "trabalho". Pois Deus que é Maravilhoso e rico em misericórdia continua trabalhando até hoje nas nossas vidas através de seu ESPÍRITO SANTO que veio pra nos convencer do PECADO, da JUSTIÇA  e do  JUÍZO. Pois para aqueles que foram justificados pelo sangue de Jesus Cristo não existe Leis, não existe julgo, fardo, pois Cristo convida a todos os que estão sobre carregados pelos pecados, pelo julgo humano, pela hipocrisia, a descansarem em seus braços...ESSE É O VERDADEIRO DESCANSO...O DESCANSO DE DEUS!!!
 
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobre carregados, e eu lhes darei descanso.
Mateus 11:28
 
Sérgio Roberto Custódio
 
A Paz

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Soldado de Cristo

Deus nos chamou para sermos soldados e não pacifistas. Em lugar algum da Bíblia há espaço para os cristãos "moles". Somos destinados a ser lutadores e soldados. E isso tudo, primeiramente, no mundo espiritual. Vivemos em um mundo governado por Satanás, e o tempo se escoa. Por isso o inimigo se torna mais e mais ousado.

pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:12

Assim que nos apossamos do poder e da autoridade que Jesus nos deu e em seu nome tomarmos a ofensiva na guerra contra Satanás, a perseguição que inevitavelmente acontecerá não virá da maneira como pensamos. As pessoas não irão, simplesmente, para dizer: "Nós estamos difamando você pela sua prontidão na luta ao lado de Jesus". Não! Você será acusado de fazer coisas erradas que, na realidade, não fez, ou de ser extremamente radical e até mesmo de tornar-se perturbado mentalmente. Será desacreditado mais por seus "IRMÃOS NA FÉ" do que pelos chamados não-cristãos. Satanás está sempre enganado e mentindo. Nada é o que parece ser. Seus servos mais eficazes são os supostos cristãos mais fortes, os que vão a igreja regularmente e os mais bem-sucedidos, respeitados e honrados membros da sua comunidade. São estes que vão acusar e perseguir aqueles que estiverem engajados na batalha por Cristo. Seremos perseguidos, sim, por causa das almas que serão salvas e conduzidas a Jesus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".
Mateus 5:10-12


Não se surpreenda quando a perseguição vier da sua própria igreja  e família ou daqueles que você pensa serem irmãos e irmãs na fé.

Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.
E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. Atos 20:29-30


Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.
2 Coríntios 11:13-15


Você deve buscar a orientação diretamente d'Ele. Deve aprender a ouvir a voz do Senhor no seu espírito e na sua mente. Somente o Espírito Santo pode ensiná-lo como fazer isto. Contudo, é necessário que você busque, fervorosamente, a comunhão com Ele. De fato, você deve perceber que , individualmente, é responsável perante o Senhor por estudar, cuidadosamente, TUDO que os outros lhe dizem. Deve verificar se o que lhe é ensinado está dentro do contexto bíblico.

Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito. 1 Coríntios 14:29

Lembre-se JESUS É DEUS! Quem disser que Ele é menos do que isso é FALSO.Tenha cuidado em quem você confia. Seja sábio, esteja sempre alerta à orientação do Senhor, pois Ele nos adverte: "Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro."
1 Timóteo 5:22


Espere, sempre, para ver os frutos na vida das pessoas. Espere, até que o Senhor dê completa paz em relação a elas: "Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo."
1 João 4:1


Não se esqueça de que Satanás e seus demônios tentarão, sempre, enganar você, especialmente no que diz respeito a assuntos espirituais.


A Paz do Senhor

quarta-feira, 9 de maio de 2012

“Você quer ser curado?”

Coisas boas só acontecem com os outros porque você não quer de todo e nem de todo não quer – Jesus não perguntou – “Você pode ser curado?”, mas “Você quer ser curado?”, pois Deus não procura capacidade, mas disponibilidade. Nosso problema não é que não sabemos o que fazer e nem que não conseguimos fazer o que sabemos, nosso principal problema é que não queremos fazer o que sabemos! Por isso a pergunta de Jesus não pode ser tratada como óbvia ou absurda, pois poderíamos pensar que perguntar a um doente que está doente há 38 anos se ele quer ser curado é um tanto quanto estúpida. Jesus tocou na raiz do problema ao perguntar se ele queria, pois mexeu com sua vontade e se você notou ele não respondeu nem que sim e nem que não e deu uma resposta a uma pergunta que não foi feita! A palavra curar no texto significa muito mais que dar um par de pernas fortes, significa uma cura completa. Jesus não quer simplesmente resolver um problema particularizado em sua vida, ele não quer apenas curar sua doença ou restaurar seu casamento, Ele começa por aí e não para mais! Ele vai mexer em seus negócios, em sua família e em seu caráter até fazer de você alguém digno de entrar no céu. Portanto pense bem se você quer realmente que Ele comece a operar em sua vida, pois assim que ele começar não irá parar até fazer a obra completa. É como o fermento misturado na farinha numa das parábolas do reino em Mateus 13, depois de inserido na farinha o fermento toma conta de tudo e altera tudo! O reino de Deus é invasivo e inclusivo! O problema nosso é que queremos ser libertos da tirania do Diabo, mas não queremos se submeter ao senhorio de Cristo. Queremos mudar as circunstâncias, sem querer mudar nosso caráter. Queremos curar nosso corpo, sem curar nossa alma. Queremos ser livres das dores do pecado, sem se livrar do prazer do pecado, ou seja, queremos uma cura pela metade e isso Deus não irá fazer! Outros estão tão apegados ao problema que não querem se ver livres dele, afinal um doente ganhava por dia em esmolas mais do que um homem são em uma dia de trabalho, então ser curado poderia privá-lo de viver a custa de outros e exigiria que procurasse algo para fazer. Da mesma forma tem gente que se Deus resolver o problema que tem, não terão mais assunto para falar e chamar a atenção dos outros na Igreja, deixarão de ser tratados como coitadinhos e terão que visitar ao invés de ser visitado, orar por outros ao invés de outros orarem por ele etc. Cuidado então para não querer uma salvação sem Salvador porque isso você não vai conseguir!

Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo. Jeremias 17:14

A Paz do Senhor

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Reflexo de Cristo

Não é uma crítica, longe disto, mas um alerta. Muitas vezes somos tentados a pensar que temos “luz própria”, e o resultado é sempre desesperador. Eu mesmo já me entreguei a esta tentação, e como fui tolo! Hoje, vigio a cada instante para que eu não caia nesta armadilha. Pensar que nosso “conhecimento”, ou “capacidades” dadas por Deus são um fim em si mesmas é terrível. Enganamos a nós mesmo, já que a Deus é impossível! A Bíblia nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda” – Provérbios 16:18
O conceito Bíblico de “acharmos” que temos luz própria esbarra nas Escrituras que diz: “…caso a luz que em ti há sejam “trevas”, que grandes trevas serão!” – Mateus 6:23 “Pois outrora, éreis trevas, porém agora, sois luz “NO SENHOR”; andai como filhos da luz” – Efésios 5:8 Vivemos a era da “achologia” com crente querendo mostrar o seu brilho artificial de qualquer maneira e em qualquer lugar, mal sabem eles que estão em perigo eminente de tombarem ao longo da jornada.
Querer ter luz própria é uma das maiores tentações dos nossos dias. Cristãos sinceros têm sido “iludidos” por Satanás com essa idéia. Ele tem doado “lanternas superficiais” e tem muita gente aceitando com naturalidade tais doações. Somos filhos da luz, diz a Bíblia, mas não somos a fonte de luz. Muitos interpretam o “vós sois a luz do mundo” como se quisesse dizer que possuímos em nós mesmos luz suficiente para iluminar o mundo. Não! Não temos! Brilharemos como “reflexo” daquele que é verdadeiramente a Luz do mundo, aquele em quem não há treva alguma, em quem não há nem sombra de variação ou mudança. Refletimos a “luz de Cristo”, até porque somos humanos e a artificialidade de nossa vida é um obstáculo claro na nossa relação com Deus.

Como crentes em Jesus Cristo, precisamos nos cuidar para que não sejamos apanhados com a síndrome de “vaga-lume”, a idéia de que temos luz própria que não condiz com as Escrituras. Vaga-lumes são vaga-lumes, homens são homens. Não queira ser assim, gente que quer brilhar sozinha, com luz própria, negando assim a fonte de luz que é o Deus todo poderoso. Temos que brilhar sim, mas como espelhos, e espelhos limpos. “E assim, brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NO CÉU” – Mateus 5:16


(Por Carlos Roberto Martins de Souza)

A Paz do Senhor

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Perdão

E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. Marcos 11:25

O que a Palavra de Deus quer dizer é exatamente o que está escrito: Deus perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos os que nos ofenderam. Guardar mágoa contra as pessoas em nosso coração é bloquear o fluir do perdão de Deus para nós. Para ajudar a evitar esta armadilha fatal, devemos adotar a prática de perdoar as pessoas em nossa vida de oração como uma disciplina diária, nunca deixando que uma ofensa cresça e se torne algo contaminado.

Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.
Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".
Mateus 6:14-15


Em seus ensinamentos, Jesus se preocupou muito em mostrar como construir e manter relacionamentos corretos com Deus e com as pessoas. O perdão de Deus - para nós e entre nós mesmos e os outros - é essencial se esperamos que esses relacionamentos floresçam. Se temos uma discussão ou um desentendimento com alguém, devemos praticar a reconciliação instantânea, compreendendo que os conflitos causam muito maior dano aos relacionamentos quando os deixamos mal resolvidos.

 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
"Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão.
Mateus 5:24-25


Quando ficarmos com raiva de alguém, é bom lembrar do versículo que diz: "se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem" (Efésios 4:26), sabendo que Jesus iguala o ódio ao assassinato. Quando estivermos com raiva, devemos ter muito cuidado com a maneira que falamos com as pessoas, para que as palavras de ódio não tragam o julgamento de Deus sobre nós.

"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.
Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.
Mateus 5:21-22


Finalmente, andar em atitude de perdão significa que não julgamos as pessoas. Precisamos corrigir os nossos próprios erros e resolver os nossos próprios problemas antes de tentar corrigir os erros e os problemas dos outros. Devemos deixar toda atitude de julgamento dentro de nós apontar para a necessidade de examinar a nós mesmos por meio das coisas que os outros fazem e que nos aborrecem.

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?
Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
Mateus 7:1-5


Amém.

A Paz do Senhor

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Espiritualidade ou religião?

Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras", isto é, por lavar.
( Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos.
Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal. )
Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’? "
Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.
Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens".
E disse-lhes: "Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecer às suas tradições!
Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’, e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.
Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus,
vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe.
Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa".
Marcos 7:1-13


No Novo Testamento, a palavra espiritualidade assume uma dimensão completamente diferente dos rituais religiosos praticados no Antigo Testamento. Jesus veio e demonstrou o quanto a espiritualidade por meio de nós. Como resultado, nós temos a esperança de experimentar a própria vida de Deus.
Os fariseus do tempo de Jesus (digo do tempo de Jesus, pois hoje ainda existem muitos fariseus) não puderam entender isso. Eles estavam tão amarrados às suas tradições religiosas mortas, muitos distantes daquilo que Deus lhes tinha dado na Lei, que se sentiam ameaçados pelas palavras de vida que Jesus lhes falava. Eles estavam tão cegos pelos seus códigos religiosos feitos por homens, que não puderam ver que o trabalho de Jesus dava sentido completo à Lei, e não acabava com ela.

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".
Mateus 5:17-20


Como pessoas que desejam verdadeiramente viver uma vida espiritual, é muito importante que saibamos fazer a diferença entre espiritualidade e religião. A religião sempre enfoca a ação exterior, e se submeter à religião nada mais é do que tentar alcançar a aceitação de Deus por meio de alguma espécie de mudança de comportamento. A espiritualidade, por outro lado, é "Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus" (Colossenses 1:27); é Deus operando sua vida em e através de nós, de dentro para fora. Deus, pelo seu Espírito, faz as mudanças dentro de nós; assim a mudança no comportamento exterior vem como reflexo disso.
Devemos ser cuidadosos para evitar o perigo da tradição religiosa, buscando, em vez disso, aprofundar o nosso relacionamento com Jesus dia após dia. Embora a espiritualidade nunca nos transporte da terra para o Céu, por meio da vida espiritual descobrimos a benção do Céu aqui na terra.

"Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens". Marcos 7:6-8

A Paz do Senhor

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Perturbador

"E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes aos baalins."                     I Reis 18:17-18

Perturbar é "desarranjar, atrapalhar, embaraçar, envergonhar, confundir, provocar tonteira ou atordoamento em; aturdir, atordoar, estontear, desnortear, desorientar." Ou seja, é tudo que um servo de Deus não intenta fazer, independentemente de quem seja o alvo da perturbação.

Exceto se este alvo for o diabo. Ou os seus discípulos. Estes serão perturbados inevitavelmente. Foi o que aconteceu com Acabe. O profeta de Deus, o homem chamado de "santo homem de Deus", aquele que orou e multiplicou o azeite e a farinha da viúva, que deitou sobre uma criança e ela ressuscitou, que determinou que não chovesse e não choveu, para Acabe e os seus asseclas, era "o perturbador de Israel".

Dependendo de quanto o nosso testemunho incomoda o mundo, é assim que somos vistos. Se você, jovem, é excluído da "turma" por ser "careta, antiquado, bobão, fanático", você é, possivelmente, um novo "perturbador de Israel". Se nós, jovens, adultos e anciãos, não entramos no ritmo amoral que a sociedade contemporânea exige, somos diagnosticados imediatamente: "perturbador".

Obedecer. Sempre. Mesmo que a determinação divina contradiga os nossos sentimentos, mesmo que o desejo seja retribuir o que Saulo permitiu fazer com Estevão. Não. Deus iria mostrá-lo o quanto custa passar de perseguidor a perseguido, de estilingue a vidraça.

Queira Deus que o mundo veja em nós "perturbadores" nos moldes de Elias, Davi e Paulo, não mais Saulo.

(PS: Texto adaptado do sermão "O perturbador de Israel" pregado em 22/09/2009 na congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, bairro de Mandacaru, João Pessoa, Paraíba, Brasil)



A Paz

A verdadeira Páscoa!

A festa da Páscoa antecipou o sacrifício de Jesus para estabelecer a nova aliança de Deus em seu relacionamento com os seres humanos. Jesus usou a ocasião da refeição da Páscoa para explicar a nova aliança que estava chegando. A antiga aliança sob a liderança de Moisés, escrita em placas de pedra, seria cumprida em Jesus. A nova aliança de Cristo com a humanidade tornaria possível que as leis fossem escritas em placas de carne (isto é, corações humanos), dando uma motivação de dentro para fora. A justiça já não seria determinada pelas exigências exteriores. Agora, pode haver um autêntico desejo interior enquanto o Espírito de Cristo fixa residência dentro do cristão. As justas exigências da lei podem ser cumpridas em nós à medida que Deus trabalha continuamente nosso interior, "para que obedeçam à vontade dEle, tanto no pensamento como nas ações".

Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Filipenses 2:13

Mais tarde, na cruz, o sangue de Jesus seria derramado como um pagamento substituto pela "quebra das leis da aliança de Deus" (pecado). Jesus mudou o significado do cálice na Festa da Páscoa de modo que ele passou a representá-lo.
Agora, o pão representa o seu corpo, que seria entregue; o cálice, seu sangue, que seria derramado para o perdão dos pecados.

Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção. Hebreus 9:12

Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:25-26

A Paz

terça-feira, 3 de abril de 2012

Satanás

" ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.
Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.
Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.
Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.
Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.
Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.
Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.
Todas as nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-la; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá’ ". Ezequiel 28:12-19

Nesta passagem aprendemos que satanás era um anjo protetor, ele era o braço direito de Deus e o líder da adoração no céus. Satanás estava no monte santo de Deus ao lado do Todo-Poderoso. Porém, havia algo errado com o coração de Satanás, pois ele não estava satisfeito com a sua posição: ele queria ser Deus.
Satanás era responsável por grandes riquezas e se tornou o governador do presente sistema mundial com todos os seus negócios e comércios. Em Apocalipse descobrimos que Satanás está encarregado da Babilônia e que o sistema mundial babilônico envolve o controle comercial e financeiro. Entretanto, devido a sua arrogância, ele foi levado "a violência" e por causa disso, Deus o expulsou do céu (Apocalipse 12:7-9).
O coração de Satanás havia se enchido de orgulho; e, corrompido pelo seu poder, ele se tornou o líder do mal no mundo inteiro. Lúcifer passou de um anjo superior, que estava sob as ordens de Deus, a uma criatura rebelde e caída, que tinha o desejo de ter a glória de Deus toda só para si.
Na grande batalha do bem contra o mal que nos cerca, Satanás é o grande líder maligno das forças das trevas, mas seus dias estão contados.

Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês. Romanos 16:20

A paz

Quem rege sua vida?

Amados, hoje em dia é muito comum você ver as pessoas consultando seus signos em jornais e revistas, depositam sua confiança naquilo que lêem como se fosse a verdade. O mais triste é que vemos muitos servos de Deus consciente ou inconscientemente se deixando levar por esse tipo de feitiçaria, astrologia, magia, todo tipo de "ia" que o nosso Deus abomina!

Serão expostos ao sol e à lua e a todos os astros do céu, que eles amaram, aos quais prestaram culto e os quais seguiram, consultaram e adoraram. Não serão ajuntados nem enterrados, mas se tornarão esterco sobre o solo. Jeremias 8:2

Devemos tomar muito cuidado com as "coisas" que achamos que "não tem nada a ver", basta ler um pouco a Bíblia que você verá que tem tudo a ver, e que essas mentiras se arrastam por séculos e séculos enganando as pessoas, escravizando-as.

Todos os conselhos que você recebeu só a extenuaram! Deixe seus astrólogos se apresentarem, aqueles fitadores de estrelas que fazem predições de mês a mês, que eles a salvem daquilo que está vindo sobre você; Isaías 47:13

Temos que ter uma idéia fixa em nossas mentes amados, nós cristãos não temos signos, pois quem rege nossas vidas não é nenhum astro, sol, lua, planeta, quem rege nossa vida é o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Aquele que o nome está acima de todos os nomes, JESUS CRISTO O JUSTO.
Vamos parar com esse pecado que contamina nossa alma e abre brechas para o inimigo entrar, vamos vigiar, ler mais Bíblia e menos horóscopo, que é uma artimanha do diabo pra entrar na vida dos cristãos. CRISTO É QUEM REGE NOSSA VIDA E NÃO AQUELAS MENTIRAS ESTAMPADAS NAS REVISTAS, LIBERTE-SE, VIVA CRISTO.

"Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? Lucas 6:46

Sérgio Roberto Custódio

A Paz

A referência

Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14

Amados, pessoas que crescem sem referência do pai ou da mãe, por serem órfãos dos mesmos ou por motivo de divórcio, podemos notar que existe uma carência afetiva, as vezes (não é uma regra) apresenta um comportamento um pouco diferente daqueles que tiveram ambos os pais presentes em sua criação. Talvez um pouco de insegurança ou incerteza. Assim somos nós seres humanos quando crescemos sem a referência que é Jesus Cristo, logo percebemos no comportamento, insegurança, incerteza, carência, pois existe um vazio do tamanho de Deus no coração dessas pessoas, que só Deus pode preenche-lo, nada nesse mundo conseguirá fazer aquilo que só o Pai celestial faz: Amar com pureza, incondicionalmente, com amor Ágape.
Nós simples mortais, procuramos muitas vezes concentrar nossas vidas, focá-las em algo que acreditamos nos dar alguma estabilidade e paz, mas com o tempo descobrimos que ambas as coisas nós só encontraremos quando olharmos para cruz, quando olharmos para aquilo que Cristo fez por nós no calvário, ali vemos o verdadeiro amor, aquele que pode suprir todas as nossas carências, pois quando desfrutamos desse amor, e nos entregamos com todo nosso coração e todo nosso entendimento, percebemos que nada é mais importante do que estarmos em comunhão com Deus.
Como navegantes que se orientavam através da bússola, assim somos nós, quando nos vemos sem saída, perdidos, desorientados, olhamos pra Ele Jesus Cristo a nossa bússola, a nossa direção, o nosso Pastor, a referência eterna. A partir do momento que focarmos nossas vidas em Cristo, aí teremos encontrado O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. Amém.

Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará. Mateus 10:39

Sérgio Roberto Custódio

A Paz

terça-feira, 27 de março de 2012

A guerra dentro de nós

Se nós somos sábios, então devemos admitir que existe uma guerra sendo travada dentro nós. Nossos desejos carnais estão em conflito com nossos desejos espirituais. A natureza humana tenta rejeitar a Palavra de Deus e seu trabalho de renovação, porque ela não pode entender nem aceitá-la. Ela procura defender a fortaleza da teimosia.

 "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser". Romanos 8:7

O ouvido da natureza humana (a percepção que está em sintonia com o mundo pecador) é rebelde e teimoso contra a palavra de Deus, e a evidência desta rebelião é a cegueira e a surdez espiritual.
"E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde". Ezequiel 12:1-2

Entretanto, as pessoas rebeldes não são somente as que estão fora da igreja, que não se submetem a Deus e que falam falsamente em seu nome. Deus se coloca pessoalmente contra as pessoas que dizem coisas que Ele não mandou e que ensinam sua Palavra com falsidade.

Nós devemos ser cuidadosos com esses falsos mestres, sabendo que seu objetivo é apenas O GANHO PESSOAL e que eles podem cometer grandes injustiças e maldades entre os filhos de Deus.

"E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira?" Ezequiel 13:19

"O senhor falou comigo assim: Homem mortal, fale contra os profetas de Israel que inventam as suas próprias profecias. Diga-lhes que escutem a Palavra do Senhor.
O que o Senhor Deus diz é isto: - Ai desses profetas sem juízo e sem moral! Eles seguem a sua própria inspiração e inventam as suas próprias visões. Povo de Israel, os seus profetas são como raposas no meio de ruínas. Eles não defendem os lugares onde as muralhas caíram, nem levantam de novo essas muralhas, e assim, quando a guerra vier no Dia do Senhor, o povo de Israel não poderá se defender. As suas visões são falsas, e o que eles anunciam é tudo mentira. Eu não os enviei, mas eles dizem: "A palavra do Senhor é esta." E ainda esperam que as palavras deles se cumpram! Eu lhes digo: "As visões que vocês vêem são falsas, e o que vocês anunciam é tudo mentira. Vocês dizem que as palavras são minhas, mas Eu não lhes disse nada."
Por isso o Senhor Deus diz a eles: - As suas palavras são falsas, e as suas visões são mentiras, e por isso Eu estou contra vocês. Eu vou castigá-los, pois são profetas que tem visões falsas e anunciam mentiras. Ezequiel 13: 1-9

Nós podemos nos guardar de sermos enganados por seus ensinamentos falsos, mantendo nosso coração humilde diante de Deus e também orando para que Ele nos dê ouvidos e corações abertos e obedientes a sua voz.

Sérgio Roberto Custódio

A Paz

sexta-feira, 23 de março de 2012

Heresias destruídoras

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Pedro 2:1

Amados, é triste ver a cegueira espiritual que nos assola atualmente, pessoas sendo levadas por qualquer vento de doutrina, sendo manipuladas por falsas verdades, pois como está escrito: Meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento (Oséias 4:6).
Estão deixando de lado a Bíblia Sagrada para correrem atrás de todo tipo de profecias, heresias, idolatrias, fazendo alianças com inimigos da cruz, desprezam a verdade que é Cristo. Estão banalizando o evangelho de Jesus com falsas teorias, vendem a Palavra como se fosse mercadoria, colocam seus interesses próprios acima da vontade e verdade de Deus.

Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. 2 Coríntios 11:13

Até quando esse povo vai ignorar aquilo que a Bíblia ensina? Até quando vão ser escravos de homens? Até quando vão se submeter ao julgo desses fariseus? 
Vivemos a margem de um sistema orquestrado pelo diabo, o qual ele vem cada dia mais se infiltrando no meio do povo de Deus, através da desunião, intriga, hipocrisia e falsos ensinos. Enquanto esse povo não começar ler a Bíblia, vão ser submetidos e manipulados pela mentira, e pelo engano dos falsos mestres.

Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Marcos 13:22

Somente através do "VERBO" viveremos uma vida verdadeira, somente através da luz da Palavra nos livraremos das correntes que nos prendem, dos lobos vestidos de cordeiro, verdadeiros mensageiros de Satanás, que se levantam para "tentar" enganar os filhos de Deus.
Nós, a geração eleita, povo adquirido para anunciar as grandezas do Todo Poderoso Deus, temos que nos conscientizar de que existe algumas maneiras de nos prevenirmos contra essas heresias que bombardeiam nossas mentes, ler as Escrituras Sagradas, vigiar e orar sem cessar...só assim estaremos aptos a combater, desmascarar, esses falsos cristãos, que vivem a iludir os filhos de Deus.

Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus. 2 Coríntios 2:17

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1:22

Sérgio Roberto Custódio

A Paz

Vazio?

 "Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus". Lucas 16:15

Amados, o ser humano tem cada vez mais buscado em prazeres carnais preencher o abismo que existe em seus corações, acreditam que com bens materiais, imoralidade sexual, drogas e muitas outras coisas, conseguirão ocupar esse vazio existencial.
Mas sabemos que só podemos ser completos, só é possível viver a verdadeira felicidade, quando estruturamos nossas vidas na ROCHA ETERNA que é CRISTO JESUS. Pois a verdadeira felicidade não é passageira, mas dura para sempre, pois nesse mundo tudo passa, a traça e a ferrugem corroem, nós retornaremos ao pó de onde viemos e o nosso espírito retornará a Deus a quem pertence. Aí eu pergunto e nossa alma? Que fim terá?
Sinto informar-lhe mas nada neste mundo poderá suprir a carência que você tem de Deus, os anseios da sua alma pelas coisas espirituais, pois se conquistamos algo hoje, necessitamos de um melhor amanhã, se temos um carro popular, teremos que ter uma Ferrari para sermos felizes e assim sucessivamente em nossas vidas, nunca estaremos plenamente realizados, sempre querendo mais, mais, mais...mas no final percebemos que continuamos da mesma forma que começamos...VAZIOS.
Nada neste mundo, nem os maiores tesouros, nem os maiores "prazeres" deste mundo, se comparam com aquilo que está preparado para aqueles que guardam sua fé no Filho de Deus.
É triste você ver constantemente pessoas colocando um ponto final em suas vidas, pessoas ricas, famosas, que poderiam comprar muitas coisas, exceto uma ...SALVAÇÃO. Essa não é negociável, essa dinheiro nenhum compra, essa nada substitui, pois a mesma nos é dada, através da nossa fé em CRISTO JESUS O NOSSO SALVADOR.
Só preencheremos o espaço, em nossos corações, a lacuna que existe em nossas vidas, quando aceitarmos o fato de que SEM DEUS NÃO SOMOS NADA, que somos totalmente dependentes dEle, e que sem Ele somos apenas uma carcaça vazia, um carro sem motor. SEM ELE CORREMOS EM CÍRCULOS! COMO CACHORRO QUE CORRE ATRÁS DO PRÓPRIO RABO!!!

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13


Sérgio Roberto Custódio


A Paz

sábado, 17 de março de 2012

A verdade

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Amados, vivemos em um mundo onde quem faz o que é certo sofre perseguição, é taxado de tolo, é excluído e visto com maus olhos, porque as pessoas não querem se igualar por cima, mas querem te arrastar pra baixo, querem que você desça ao mais baixo nível, ao chão!
Jesus Cristo sentiu isso na pele quando veio pregando a verdade, viu que suas palavras causavam comichões nos ouvidos dos hipócritas, que eles não suportavam ouvir falar do nome de Deus, ouvir a verdade. Pra quê? Se eu posso fazer o que é errado e sentir muito mais prazer! Esse pensamento mesquinho circulava dentro da mente corrompida das pessoas, e ainda circulam. Elas pensam: Pra que servir a Deus, se eu sou feliz dessa maneira? Pra que vou ser controlado por alguém que nem posso se quer ver? Jamais!
Nesse mundo decadente as pessoas fazem da mentira uma verdade em suas vidas, pois continuam com seus corações endurecidos para o Espírito Santo, rejeitam Jesus Cristo e a cruz, pois acreditar nisso seria aceitar o fato de que vão ter que prestar contas diante de Deus o Justo Juiz. Acham que o fato de negarem o Pai, o Filho e o Espírito Santo de suas vidas as deixa isentas do tribunal de Deus. Tolos, como uma manada de touros correm a toda velocidade ao precipício, ao abismo, cegos em suas vidas mesquinhas, no mundo que eles criaram, num mundo onde Deus não existe!
Não se dão conta de que são apenas uma carcaça vazia sem Jesus Cristo, estão a merce de seus próprios desejos e vontades, trilhando uma estrada que nem sempre tem volta, uma estrada que muitas vezes é surpreendida com algo inesperado, como a morte!
Acreditam que a graça de Deus é uma barganha, fazem o que bem entendem e acham que no final é só se arrependerem e pronto, sinto informar-lhe mas a fé não é algo negociável, ela é algo que brota a partir do momento que aceitamos Jesus como nosso salvador, mas de uma maneira pura e sincera, não de boca, mas sim com o coração.

Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Romanos 10:10

Negar a existência de Deus é como jogar perfume em um cadáver, acreditar que o mundo, o universo e tudo que nele existe se formou de maneira aleatória, é como acreditar que uma explosão em uma gráfica formou um livro, é ignorar o fato de que entre milhões de embriões você fecundou o óvulo e nasceu pois Deus já te conhecia mesmo antes da criação do mundo, ele te conhecia. Você quer ver um milagre pra acreditar em Deus? Vá até um espelho e olhe pra ele, ou basta olhar a sua volta.
A verdade é uma só, negar a Deus é tampar o sol com a peneira, impossível!
Jesus nos ama, e quer que retornemos a unidade perfeita com Deus, a qual foi quebrada pelo pecado de Adão e Eva, Ele quer que voltemos a caminhar ao seu lado, mas para que isso aconteça, só através dEle conseguiremos chegar ao Pai Celestial, não existe outro caminho, não existe boa ação, caridade, nada disso vai te ajudar na salvação, é somente através da cruz que você verá a face de Deus. Jesus está batendo a porta, Ele quer comer contigo, convide-o a entrar em sua vida, no seu coração, e receba a vida eterna, que é a vida verdadeira.

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Jeremias 29:13

‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’. Jeremias 33:3

Sérgio Roberto Custódio

A Paz

Adultério

Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.
E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno". Mateus 5:29-30

Amados, infelizmente um assunto tão sério como esse tratado de forma leviana pela sociedade, pois quando Deus criou o homem e a mulher foi para que fossem um só, assim como Cristo é um com o Pai Celestial. Ele nos uniu em uma aliança permanente, uma aliança de amor, pois quem ama respeita, quem ama não trai, não abandona, quem ama dá a vida, pois nós cônjuges temos que nos doar, assim como Cristo se doou por nós numa aliança de sangue que é eterna.
O que vemos hoje são muitos casais que fazem tudo pelo seu casamento, para salvá-lo, para manter as aparências, mas nada fazem pelo seu cônjuge, não amam, não se doam.
A sociedade está corrompida em todos os sentidos porque o fundamento, a base, que é o casamento está corrompida, porque em um lar em que o filho cresce vendo o pai ou a mãe adulterando, que princípios essa criança vai levar pra vida? Que autoridade vão ter os pais desse filho pra educar o mesmo quando for maior?
Deus abomina o adultério, pois ele representa toda a forma de traição, em todos os sentidos, seja com seu cônjuge, ou com Cristo que é o Esposo Fiel da igreja (noiva), vemos no Velho Testamento o povo de Israel "adulterando" com outros deuses, traindo o nome do Senhor com ídolos nojentos, rompendo assim a aliança feita com Deus. Assim são os casamentos, as pessoas fazem um juramento diante de Deus, mas apenas de forma religiosa, pois não estão vivendo aquilo, não acreditam no que estão dizendo, dessa maneira irritam Deus.
Em muitos relacionamentos, as pessoas se orgulham de nunca ter traído seu cônjuge, por ter sempre se mantido firme, mas, aí eu pergunto, será que nunca adulterou mesmo?
Muitos diriam jamais, imagina, eu honro meu esposo(a)...
Jesus quando foi questionado a respeito do casamento, foi além daquilo que Moisés havia deixado como lei, pois ele disse:

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’.
Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Mateus 5:27-28

Aí eu torno a perguntar: Você nunca adulterou? Difícil né amados! Por isso temos que vigiar e orar, guardar nossos olhos e nossos corações, pois o adultério se consuma no ato em si, mas começa no coração, lá no íntimo do nosso ser. Tem muitas pessoas adulterando e adulterando muito, por desobediência(que é comparada ao pecado da feitiçaria e é um tipo de idolatria), por falta de conhecimento bíblico, por falta de compromisso com Deus e muitos por não crerem mesmo naquilo que ouvem todos os cultos.
O que devemos entender é que Deus olha para o nosso coração amados, então não adianta mantermos uma aparência de boa pessoa, caráter íntegro, esposo exemplar, cristão fervoroso, se o coração está um bagaço, cheio de lixo, de adultério, mentira e imoralidades...numa sociedade onde se gabar de trair ou ter traído seu esposo(a) se tornou a coisa mais "normal" do mundo, nós cristãos temos que fazer a diferença, que o nossos casamentos sejam um exemplo da aliança que Deus fez conosco, uma aliança de amor, de fidelidade, entrega, uma aliança eterna. Amém.

Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".
Mateus 5:32


Sérgio Roberto Custódio

A Paz

Imitadores de quem?

"Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Marcos 7:6

Amados, vivemos em uma época em que muitas pessoas seguem seus próprios desejos, fazem da sua vida o que bem entendem, acreditam estarem vivendo um cristianismo quando na verdade estão vivendo qualquer outra coisa, menos cristianismo. As pessoas são frias, falsas, dissimuladas, e acham que estão agradando a Deus. Se reúnem para falar mal do próximo, como se tivessem uma vida exemplar diante de Deus.
Raça de víboras! É exatamente assim que Jesus Cristo chama os religiosos da sua época, que viviam uma mentira, enganavam a todos, se passavam por santos, tinham um exterior muitas vezes impecável, mas eram podres por dentro, o coração estava coberto de maldade, orgulho, imoralidade e falsidade.
A Bíblia é perfeita, pois trata assuntos da época que são atuais em nossas vidas, muitos vivem "religiosamente", vive de aparências, mantém uma aparência cristã na frente das pessoas, mas quando está só, tira a máscara e guarda pra usar no outro dia! Será que não sabem que em tudo estão sendo assistidos por Deus? Será que eles não sabem que os maldizentes não herdarão o Reino dos Céus? Ou acham que o cristianismo é brincadeira?
Se nós realmente acreditamos que Jesus é o Cristo, e acreditamos em Deus como único e verdadeiro Deus, comecemos a viver como quem acredita nEle então. Comecemos a Amá-lo (sinceramente), pois se você o ama irá respeitá-lo, se o ama irá ouvi-lo, se o ama irá imitá-lo, pois, se você mente, julga, torce a verdade, age conforme os desejos da sua carne, você está imitando qualquer outra coisa menos Jesus. Você pode parecer budista, kardecista, macumbeiro, ocultista mas cristão não! Você não se parece com Cristo, não pensa como Ele pensaria, não age como Ele agiria, não fala como Ele falaria... Vamos parar com essa hipocrisia cristã, e imitemos o modelo que é Cristo Jesus. Não somos perfeitos mas devemos buscar essa perfeição que é Cristo Jesus o Senhor. Amém.

 Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Mateus 23:25

Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Mateus 23:27

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês. Mateus 23:15

Que o Senhor corte todos os lábios bajuladores e toda língua arrogante Salmos 12:3

Sérgio Roberto Custódio

A Paz