sexta-feira, 6 de abril de 2012

Perturbador

"E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes aos baalins."                     I Reis 18:17-18

Perturbar é "desarranjar, atrapalhar, embaraçar, envergonhar, confundir, provocar tonteira ou atordoamento em; aturdir, atordoar, estontear, desnortear, desorientar." Ou seja, é tudo que um servo de Deus não intenta fazer, independentemente de quem seja o alvo da perturbação.

Exceto se este alvo for o diabo. Ou os seus discípulos. Estes serão perturbados inevitavelmente. Foi o que aconteceu com Acabe. O profeta de Deus, o homem chamado de "santo homem de Deus", aquele que orou e multiplicou o azeite e a farinha da viúva, que deitou sobre uma criança e ela ressuscitou, que determinou que não chovesse e não choveu, para Acabe e os seus asseclas, era "o perturbador de Israel".

Dependendo de quanto o nosso testemunho incomoda o mundo, é assim que somos vistos. Se você, jovem, é excluído da "turma" por ser "careta, antiquado, bobão, fanático", você é, possivelmente, um novo "perturbador de Israel". Se nós, jovens, adultos e anciãos, não entramos no ritmo amoral que a sociedade contemporânea exige, somos diagnosticados imediatamente: "perturbador".

Obedecer. Sempre. Mesmo que a determinação divina contradiga os nossos sentimentos, mesmo que o desejo seja retribuir o que Saulo permitiu fazer com Estevão. Não. Deus iria mostrá-lo o quanto custa passar de perseguidor a perseguido, de estilingue a vidraça.

Queira Deus que o mundo veja em nós "perturbadores" nos moldes de Elias, Davi e Paulo, não mais Saulo.

(PS: Texto adaptado do sermão "O perturbador de Israel" pregado em 22/09/2009 na congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, bairro de Mandacaru, João Pessoa, Paraíba, Brasil)



A Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário