quinta-feira, 19 de abril de 2012

Espiritualidade ou religião?

Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras", isto é, por lavar.
( Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos.
Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal. )
Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’? "
Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.
Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens".
E disse-lhes: "Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecer às suas tradições!
Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’, e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.
Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus,
vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe.
Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa".
Marcos 7:1-13


No Novo Testamento, a palavra espiritualidade assume uma dimensão completamente diferente dos rituais religiosos praticados no Antigo Testamento. Jesus veio e demonstrou o quanto a espiritualidade por meio de nós. Como resultado, nós temos a esperança de experimentar a própria vida de Deus.
Os fariseus do tempo de Jesus (digo do tempo de Jesus, pois hoje ainda existem muitos fariseus) não puderam entender isso. Eles estavam tão amarrados às suas tradições religiosas mortas, muitos distantes daquilo que Deus lhes tinha dado na Lei, que se sentiam ameaçados pelas palavras de vida que Jesus lhes falava. Eles estavam tão cegos pelos seus códigos religiosos feitos por homens, que não puderam ver que o trabalho de Jesus dava sentido completo à Lei, e não acabava com ela.

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".
Mateus 5:17-20


Como pessoas que desejam verdadeiramente viver uma vida espiritual, é muito importante que saibamos fazer a diferença entre espiritualidade e religião. A religião sempre enfoca a ação exterior, e se submeter à religião nada mais é do que tentar alcançar a aceitação de Deus por meio de alguma espécie de mudança de comportamento. A espiritualidade, por outro lado, é "Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus" (Colossenses 1:27); é Deus operando sua vida em e através de nós, de dentro para fora. Deus, pelo seu Espírito, faz as mudanças dentro de nós; assim a mudança no comportamento exterior vem como reflexo disso.
Devemos ser cuidadosos para evitar o perigo da tradição religiosa, buscando, em vez disso, aprofundar o nosso relacionamento com Jesus dia após dia. Embora a espiritualidade nunca nos transporte da terra para o Céu, por meio da vida espiritual descobrimos a benção do Céu aqui na terra.

"Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens". Marcos 7:6-8

A Paz do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário