terça-feira, 10 de maio de 2011

Batismo nas águas

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Marcos 16:15,16).

Amados, não vamos alimentar a ilusão que pelo fato de termos batizado já estamos salvo. O batismo é uma forma de dizer para o mundo, que estamos morrendo pra ele, e nascendo uma nova criatura em Cristo Jesus. É um pré-requisito para entrarmos na glória de Deus.
Aí está o porque da imersão nas águas, pois ao imergirmos estamos morrendo para o mundo, e ao emergirmos estamos nascendo uma nova criatura para Cristo Jesus. O velho homem foi sepultado junto com seus pecados. O novo homem nasce para honra e glória de Deus.
Mas a salvação amados, vai depender dos frutos que apresentarmos ao Senhor, de tudo aquilo que fizermos pra engrandecer o Teu Santo Nome.
No Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a circuncisão; no Novo Testamento a circuncisão foi cancelada, sendo vista simbolicamente no batismo:

 "Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos" (Colossenses 2:11,12).

 Hoje, esta circuncisão acontece no coração (Romanos 2:28,29).
Paulo a relaciona com o batismo.

 "Não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus Cristo"
(I Pedro 3:21).


"Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus" (Colossenses 3:3).

O que podemos entender nesses dois versículos acima, é que aquilo que fizemos antes de lavar nossas vestes (batismo) foi enterrado junto com nossos pecados e que temos que cuidar para que não pequemos mais. Pois prestaremos conta ao Pai Celestial.

Toma posse da vida eterna" (I Timóteo 6:12).

Através do batismo Deus nos deu a posse da vida eterna, nos deu a oportunidade de vivermos ao Seu lado para sempre.

"Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (Romanos 6:3,4).

Por isso devemos acatar a esse versículo, e praticá-lo no nosso dia-a-dia. Nova criatura somos e temos que andar em novidade de vida, pois assim é a vontade de Deus que intercede por nós não só hoje mas por toda eternidade.


Sérgio Roberto Custódio

A Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário